Sintomas de Sinusite – Veja Como Diagnosticar a Doença

Os sintomas de sinusite tem atingido diversas pessoas, para ser mais exato, grande parte da população mundial é atingido por essa doença.  Embora a sinusite não seja uma doença fatal, os seus sintomas são muito incômodos, e muitas pessoas convivem com esses sintomas sem se dar conta de que estão com sinusite.

O que é Sinusite?

A sinusite é uma doença que atinge os seios da face (cavidades ósseas ao redor do nariz), maçãs do rosto e olhos, trata-se de uma infecção da mucosa presente nesses locais, essa infecção geralmente é causada por fungos, germes, bactérias e vírus.

A sinusite acontece quando ficamos gripados ou temos alguma crise alérgica e as narinas ficam entupidas, dessa forma os seios da face não conseguem eliminar a secreção, criando um ambiente acumulado pela mucosa, onde acontece a proliferação de germes e bactérias, que acabam resultando na sinusite.

Tipos de Sinusite

Existem dois tipos de sinusite, a sinusite aguda e a sinusite crônica.

Sinusite Aguda

O paciente é diagnosticado com sinusite aguda, quando os sintomas estão presentes por menos de 12 semanas. Os sintomas podem ser dores de cabeça na região dos seios da face, obstrução nasal com secreção de cor esverdeada ou amarelada, além de dificuldade para respirar.

Sinusite Crônica

Os sintomas de sinusite crônica são praticamente os mesmos da sinusite aguda, com diferença que eles estão presentes por mais de 12 semanas.

Causas da Sinusite

sintomas de sinusite como aliviar

A sinusite é uma doença que pode ser ocasionada através de infecções por bactérias, germes e vírus, que são proliferados através do acúmulo de mucosa durante gripes e resfriados mal curados.

Outro fator que pode causar a sinusite, são reações alérgicas. Essas reações podem ser ocasionadas por diversos fatores como poeira, cheiros fortes, agentes químicos muito presente em produtos de limpeza, choque térmico e outros.

Qual Médico que Trata a Sinusite?

O médico responsável por tratar a sinusite e seus sintomas, é o otorrinolaringologista

Sintomas de Sinusite

Os sintomas de sinusite podem ser percebidos logo no inicio da doença, isso ocorre devido a rápida proliferação de germes e bactérias que ajudam na evolução da doença. Existem diversos sintomas de sinusite, e eles podem variar de acordo com cada caso específico, veja os mais comuns.

Dor de cabeça

Esse é um dos mais comuns entre os sintomas de sinusite, diferentemente de uma dor de cabeça normal, a dor de cabeça causada pela sinusite surge em forma de pontadas ou pulsação, e passa a sensação de pressão. Ao tentar abaixar a cabeça também é possível senti-la mais pesada.

Tosse

Dentre os sintomas de sinusite, a tosse é a que mais se destaca, pois quase 100% dos pacientes relatam sofrer com esse sintoma.

A tosse gera um maior desconforto a noite, período em que ela costuma aumentar de intensidade, isso ocorre devido a posição para dormir, pois quando o indivíduo está deitado a secreção tende a escorrer e acaba irritando as vias aéreas que gera a tosse. Em alguns casos a tosse chega a desaparecer durante o dia.

Dificuldade para Respirar

Devido ao acúmulo de secreção na região dos seios da face, é bem comum o indivíduo sentir dificuldades para respirar, principalmente a noite na hora de dormir, quando o corpo está deitado, essa posição facilita o entupimento nasal, dificultando que o indivíduo durma tranquilamente.

Perda do Olfato

Esse sintoma de sinusite ocorre devido a dificuldade de eliminar a secreção, com isso o acúmulo acaba impedindo o bom funcionamento das entradas e saídas de ar, sendo assim, é possível que o indivíduo tenha perda de olfato.

Cansaço

Na sinusite crônica, ou seja, com os sintomas de sinusite presentes por mais de 12 semanas, é possível que o indivíduo comece a se sentir mais cansado, pois a doença deixa a pessoa mais cansada e os sintomas são muito incômodos, e causam dificuldades para dormir devido a tosse frequente e a dificuldade de respiração.

Sensação de Mal Estar

Os sintomas de sinusite são bem incômodos, por isso, é muito comum que o indivíduo tenha sensação de mal estar, pois a sinusite é uma doença, e por isso ela pode prejudicar o organismo trazendo mal estar ao paciente.

Perda de Apetite

Devido a sensação de mal estar que os sintomas de sinusite causam, é bem comum que o indivíduo tenha perda o apetite.

Febre

A febre não é um sintoma de sinusite muito comum em adultos, mas pode acontecer. Esse sintoma é muito em crianças, por isso, fique bem alerta e procure ajuda médica o quanto antes.

Dor de Garganta

sintomas-de-sinusite-dor-de-garganta

Esse também é um dos sintomas de sinusite bastaste comum, nesses casos, a dor de garganta ocorre quando os germes e bactérias que estão presentes nos seios da face, tem acesso a garganta e podem causar inflamações e por consequência causar dores.

Além disso, doenças como gripes e resfriados, ajudam a agravar os sintomas de sinusite como a dor de garganta.

Mal Hálito

O mal hálito é um dos sintomas de sinusite que pode gerar certo desconforto, até mesmo por questões sociais, o mal hálito causado pela sinusite acontece devido ao acúmulo de secreção na região dos seios da face, que é bem próxima a região da garganta, devido a dificuldade de expelir essa secreção, a mesma começa a apresentar mal cheiro, o que gera a halitose.

Quando Devo Procurar um Médico?

É muito importante a orientação de um médico especialista, por isso, caso você se enquadre em uma das situações descritas abaixo, procure um otorrinolaringologista o quanto antes, somente ele pode lhe indicar o melhor remédio para sinusite ou tratamento que se enquadre no seu caso.

  • Se tiver febre;
  • Se o sintomas de sinusite estiverem presentes por mais de 10 dias;
  • Se os sintomas da doença lhe impedem de dormir;
  • Se a dificuldade de respirar estiver muito grave a ponto de gerar falta de ar;

Clique AQUI para Conhecer o Tratamento Natural e 100% Eficaz contra Sinusite

Dicas Importantes para Aliviar os Sintomas de Sinusite

Existem diversos remédios caseiros para sinusite e também alguns procedimentos que você pode realizar afim de aliviar os sintomas de sinusite, com tudo, vale lembrar que esses procedimentos não substituem as orientações médica.

Com essas dicas é possível diluir a secreção para que a mesma seja eliminada de forma mais fácil, para isso, é necessário preparar uma solução salina. Para prepara-la, basta ferver 1 litro de água e adicionar uma colher de chá de açúcar e outra de sal e deixe esfriar.

  • Evite o uso de ar condicionado, pois o mesmo contribui para o ressecamento da mucosa;
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia e pingue três gotas de solução salina em cada narina, faça isso várias vezes ao dia;
  • Fazer inalações com solução salina ou soro fisiológico ajuda na eliminação da secreção;
  • Faça inalação com vapor de água quente, o vapor ajuda a diluir a secreção para eliminar facilmente;
One Response to “Sintomas de Sinusite – Veja Como Diagnosticar a Doença”
  1. Luzana 05/05/2016

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *